A criatividade forma-se e transforma-se continuamente. Exige (…) uma mente livre de preconceitos de todo o género, pronta a aprender o que lhe serve em cada ocasião e a modificar as suas opiniões quando se lhes apresenta uma mais justa (Munari, 2007, p.123).
Os contextos onde as relações interpessoais se baseiam na partilha, na negociação, na experimentação, na observação e na comunicação parecem ser mais favoráveis ao desenvolvimento da criatividade do que aqueles onde os professores estão vinculados a métodos prescritivos de ensino (Malaguzzi, 1998).
É com base nestes pressupostos que procuro construir um quotidiano pedagógico que permita às crianças explorar, observar, experimentar, criar, comunicar.
O Nemo (peixe da sala) no aquário! Eu acho que ele é feliz na nossa sala. |
Pintámos cd`s para a sala ficar mais bonita! |
Soletro, na sua companhia, novas poesias feitas de encanto e de magia. Descubro que os mundos possíveis e os mundos reais (Bruner, 1998), se cruzam em narrativas vibrantes e em gestos coloridos.
Escutando as crianças, faço deste espaço que é a nossa sala um espaço para acolher, para os afetos, um espaço de pertença e de bem-estar.
As produções gráficas das crianças - umas das múltiplas formas que usam para comunicar o que pensam, o que sabem, o que sentem - refletem essa realidade!
Muito fixe :D
ResponderEliminarPequenos artistas em crescimento...
Parabéns
Muitos Parabéns!!! Palavras sentidas, palavras honestas, respeitadoras, palavras sábias, quando lidas em consonância com as representações gráficas vivificam a sua intensidade e trazem sentido à vida... fazem-me ler e reler... olhar para dentro e acreditar que é possível... Obrigada pela constante inspiração.
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